9.1.08

Independança

Finalmente, foi editado em CD o grande álbum de estreia dos GNR que até há umas semanas estava arredado da era digital. Independança é um marco na música portuguesa dos últimos trinta anos, não só pela novidade que constituiam as bizarras letras de Rui Reininho ("Horrorosa natureza pseudo-mãe/ Transformada em pátria e guerra", em Agente Único), como pela sua sonoridade arrojada e experimental, sendo que o último tema do disco, "Avarias" - uma alucinação de 26 minutos de duração - é disso prova.

Estão cá os clássicos Hardore (1º Escalão) ("Juanita has got a brand new car/ I gave her the money/ She's been dealing at the bar") ou Dupont & Dupont ("Ela é blitz tampax/ Mama mandrax/ As formas de um sax") e esta fantástica edição incui também um segundo disco onde se inclui os dois primeiros singles dos GNR - ambos de 1981, ainda sem Reininho - e o Maxi-single Twistarte de 1983, este, já com o vocalista.


Independança (1982)

Disco 1 (alinhamento idêntico ao LP original):

1. Agente Único
2. O Slow que Veio do Frio
3. Dupond & Dupont
4. Hardore (1º Escalão)
5. The Light
6. Bar da Morgue
7. Independança
8. Avarias

Disco 2:

1. Portugal na CEE
2. Espelho Meu
3. Sê um GNR
4. Instrumental Nº1
5. Twistarte
6. Tv Mural
7. General Eléctrico

8 comentários:

Lampadinha disse...

Entao e créditos aqui para o Je? Estou a ver que tenho de abrir processos em tribunal!

querercoisasimpossiveis disse...

Lamento, fumei os créditos todos.

Rui Coelho disse...

(e eu bebi a memória)

querercoisasimpossiveis disse...

No Páginas Tantas?

Lampadinha disse...

Aqui também há chat? Espéctaculo.

querercoisasimpossiveis disse...

Sim, mas aqui é só para quem tem bom gosto musical, e vai aos sítios mais porreiros do Bairro Alto. You're out!

Lampadinha disse...

Para ti só uma coisa: Não gosto de bíblias.

Bairro Alto? Estou sempre in meu caro, você é que não é visto lá à algum tempo.

Rosa disse...

vocês 3 têm consciência que ao transformarem isto num chat inibem o resto do pessoal de comentar? apesar de o acto de comentar se antagonizar com o conteúdo do comentário, penso que deu para perceber a ideia lol. E pronto, fui.